INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TETE

NÚCLEO DE GÉNERO E COMBATE AO HIV/SIDA

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E RAPARIGA

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e Rapariga celebra-se anualmente em 25 de Novembro para denunciar a violência contra mulher no mundo todo e exigir políticas em todos os países para a sua erradicação. O ISPT sendo uma instituição de ensino, não somente se preocupa com o ensino técnico e científico, mais também com a saúde física e mental dos seus colaboradores e estudantes por isso que solicitamos a maior divulgação desta data, para que todos lutemos contra este mal.

Os 16 Dias de Activismo pelo fim da Violência contra as mulheres e Raparigas é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de Novembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. E este ano tem como o lema “Pinte o mundo de laranja: Pare com a violência contra as mulheres.”

No entanto, essa luta não pode ser de responsabilidade exclusiva das comunidades. Governos, Doadores, Líderes Religiosos, Sociedade Civil mas sim, de todos nos, precisamos contribuir para tornar o mundo um lugar mais seguro e agradável para as mulheres, disse o Director-Geral Adjunto para Área Académica.

Antes da intervenção do Director-geral Adjunto para Académica, a coordenadora do Núcleo de Género e Combate ao HIV/SIDA começou por contextualizar o evento que esta data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal Dominicana que ficaram conhecidas como as Mariposas e se opuseram a ditadura de Rafael Leónidas sendo assassinadas em 25 de Novembro de 1960. Para terminar a sua intervenção, a coordenadora do Núcleo de Género e Combate ao HIV/SIDA, convidou aos presentes para fazer parte dos 16 dias de activismo contra a violência contra as mulheres e raparigas.

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E COOPERAÇÃO