PALESTRA SOBRE COMBATE AS DROGAS

No dia 11 de Maio de 2022 decorreu a palestra sobre o combate as drogas no auditório do ISPT em parceria com o Gabinete de Combate a Drogas. O evento teve como participante funcionários e estudantes do Politécnico de Tete.

O Chefe do Departamento do Gabinete de Combate a Droga, disse aos presentes que informação e diálogo são as palavras de ordem para que não se tome o caminho errado. As drogas estão em todo lugar: nas ruas, nas festas, na escola, na família. O desafio de muitos pais hoje não é mais evitar o contacto do seu filho com as drogas, mas evitar que seu filho se torne um dependente químico. Para isso, o diálogo entre pais e filhos, professores e alunos, amigos, é essencial; é uma das melhores defesas contra os conflitos e as frustrações que transformam a curiosidade em dependência.

Segundo a lei Moçambicana 3/97 de 13 de Março considera drogas as plantas, as substâncias e os seus preparados, e os produtos definidos como tal nos diversos diplomas legais em vigor ou que constem das listas anexas às Convenções sobre estupefacientes e substâncias psicotrópicas já ratificadas por Moçambique ou as que venham a ser ratificadas e as respectivas alterações, bem como ainda as listas que vierem a ser adoptadas pelo Governo em cumprimento das recomendações emanadas da Organização Mundial de Saúde.

Tete, 12 de Maio de 2022

Departamento de Relações Públicas e Cooperação